Turcos pedem boicote à marca de cerveja por produtos com "nomes sexistas"
Istambul, 30 ago (EFE).- As redes sociais da Turquia foram inundadas nesta sexta-feira com chamadas ao boicote à marca de cerveja mais popular do mercado (Efes), porque a fabricante Anadolu Efes lançou dois produtos com nomes considerados sexistas pelos consumidores.
Os produtos da discórdia, elaborados em parceria com o fabricante dinamarquês Mikkeller, se chamam "Zilli Sally" e "Delikanli Henry", o que se pode traduzir como "Sally, a megera" e "Henry, o bom moço".
Além do nosso, outro agravante é que a cerveja "feminina" é mais suave, com apenas 3,9% de teor alcóolico, enquanto a "masculina" possui 4,8%, o que também foi tachado de sexista por muitos internautas, que inundaram as redes com críticas à marca.
Além disso, a hashtag "EfesBoykot" virou "trending topic" no Twitter.
A Anadolu Efes divulgou um comunicado no qual assegura que os personagens Sally e Henry, da marca Mikkeller, expressam "ironia", informou o jornal turco "Diken".
O debate acontece depois de vários dias de manifestações feministas e debates políticos na Turquia sobre violência machista, desencadeados pela divulgação de um vídeo que mostra como um homem assassina sua ex-mulher diante da filha de ambos, de 10 anos, em um café.
A Anadolu Efes encerrou o comunicado sublinhando que condena o sexismo e a violência contra as mulheres, mas a campanha nas redes sociais contra a marca continua.
Entre as várias marcas da própria Mikkeller com os dois personagens existe uma chamada "Shotgun Sally", que também pode ser interpretada como uma referência a uma mulher habituada a impor suas ideias pela força. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.