China inaugura novo aeroporto de Pequim, um dos maiores do mundo
Pequim, 25 set (EFE).- O novo Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing, o de maior terminal mundo, começou a operar nesta quarta-feira, cinco dias antes do previsto inicialmente, de acordo com informações da imprensa estatal.
O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou hoje a infraestrutura, cuja construção começou em 2015 e abertura coincide com o 70º aniversário da fundação da República Popular, em 1º de outubro.
O aeroporto de Daxing possui cinco andares e uma área de 103 quilômetros quadrados.
É também o primeiro aeroporto a incorporar dois andares dedicados exclusivamente às chegadas de passageiros - uma para voos domésticos e outra para internacionais -, e outros dois para partidas.
Em entrevista à imprensa durante uma visita guiada em março deste ano, o diretor-geral do projeto, Li Yianhua, explicou que o design radial do aeroporto permitirá chegar a qualquer portão de embarque "em seis minutos" uma vez que passem pelos controles de segurança.
Uma das razões que motivaram sua construção foi, segundo seus promotores, a de descongestionar o Aeroporto Internacional de Pequim Capital, que excedeu os 100 milhões de passageiros anuais pela primeira vez em 2018.
As autoridades chinesas esperam que até 2025 o novo aeroporto receba 72 milhões de passageiros, um número que "a longo prazo" pode aumentar para os 100 milhões.
Além disso, Daxing é o primeiro aeroporto do mundo a abrigar uma estação ferroviária de alta velocidade abaixo de sua superfície.
O investimento conjunto em todas suas áreas - terminal, estação de alta velocidade, rodovia e arredores - é de 400 bilhões de iuanes (cerca de R$ 234 bilhões). EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.