IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China inaugura novo aeroporto de Pequim, um dos maiores do mundo

25/09/2019 10h52

Pequim, 25 set (EFE).- O novo Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing, o de maior terminal mundo, começou a operar nesta quarta-feira, cinco dias antes do previsto inicialmente, de acordo com informações da imprensa estatal.

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou hoje a infraestrutura, cuja construção começou em 2015 e abertura coincide com o 70º aniversário da fundação da República Popular, em 1º de outubro.

O aeroporto de Daxing possui cinco andares e uma área de 103 quilômetros quadrados.

É também o primeiro aeroporto a incorporar dois andares dedicados exclusivamente às chegadas de passageiros - uma para voos domésticos e outra para internacionais -, e outros dois para partidas.

Em entrevista à imprensa durante uma visita guiada em março deste ano, o diretor-geral do projeto, Li Yianhua, explicou que o design radial do aeroporto permitirá chegar a qualquer portão de embarque "em seis minutos" uma vez que passem pelos controles de segurança.

Uma das razões que motivaram sua construção foi, segundo seus promotores, a de descongestionar o Aeroporto Internacional de Pequim Capital, que excedeu os 100 milhões de passageiros anuais pela primeira vez em 2018.

As autoridades chinesas esperam que até 2025 o novo aeroporto receba 72 milhões de passageiros, um número que "a longo prazo" pode aumentar para os 100 milhões.

Além disso, Daxing é o primeiro aeroporto do mundo a abrigar uma estação ferroviária de alta velocidade abaixo de sua superfície.

O investimento conjunto em todas suas áreas - terminal, estação de alta velocidade, rodovia e arredores - é de 400 bilhões de iuanes (cerca de R$ 234 bilhões). EFE