PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Chegada da espanhola Aena estimulará economia de Pernambuco, diz governador

15/11/2019 11h04

Recife, 15 nov (EFE).- A iminente chegada da companhia aeroportuária espanhola Aena ao Brasil representará um estímulo para a economia de Pernambuco, afirmou à Agência Efe o governador do estado, Paulo Câmara (PSB).

"Recife vai ser a base das atividades da Aena. Não tenho dúvida de que o serviço vai melhorar para as pessoas que chegam a Pernambuco. Vai impulsionar a economia, o turismo", declarou.

A companhia conquistou em março deste ano a concessão de aeroportos do bloco Nordeste, formado pelos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE).

A Aena, que começará as operações em 2020, desembolsou R$ 2 bilhões para vencer a licitação, uma grande aposta da multinacional espanhola.

"O contrato já foi firmado, e está acontecendo a transição com a antiga operadora (Infraero). Até o fim do ano, isso deve se concretizar. Tenho expectativa muito positiva que, a partir de 2020, os investimentos aconteçam e que a administração possa modernizar o aeroporto (de Recife)", afirmou Câmara.

A capital pernambucana já tem voos diretos para capitais europeias como Madri e Lisboa; sul-americanas, como Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, e também com cidades importantes como Frankfurt, na Alemanha, e Miami, nos Estados Unidos.

Câmara destacou como exemplo o bom funcionamento do aeroporto da capital da Espanha, também operado pela Aena, e também o contato com outras companhias do país europeu.

"Em Pernambuco, temos uma relação muito estreita com empresas espanholas", destacou o governador.

À Agência Efe, Câmara lembrou que será construído no estado o maior parque de energia solar do Brasil, pela também espanhola Solatio, no município de São José do Belmonte.

O projeto, que foi anunciado em abril desse ano, tem conclusão prevista para 2022 e custará R$ 3,5 bilhões. A expectativa é que a capacidade instalada seja de 1,1 mil megawatts. EFE

PUBLICIDADE