Trump diz que assinatura de acordo comercial com China está sendo preparada
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirrmou hoje que já há preparativos para a assinatura de um acordo comercial com a China, após ter conversado com o presidente do país asiático, Xi Jinping.
"Tive uma conversa muito boa com o presidente Xi, da China, sobre o nosso gigantesco acordo comercial. A China já iniciou compras de produtos agrícolas em larga escala e muito mais. A assinatura formal (de um acordo) está sendo preparada", disse Trump no Twitter.
O presidente americano revelou que, na conversa por telefone, discutiu outras questões com Xi.
"Também falamos sobre a Coreia do Norte, onde estamos trabalhando com a China, e Hong Kong (progresso!)", escreveu.
Após quase 18 meses de guerra comercial e a consequente escalada tarifária, Trump anunciou há uma semana o fechamento da primeira fase de um pacto com Pequim, que inclui a retirada parcial de impostos e o aumento das compras chinesas de produtos agrícolas americanos.
O vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen, confirmou que a primeira fase do acordo aborda questões como transferência de tecnologia, propriedade intelectual, expansão do comércio e estabelecimento de mecanismos de resolução de disputas, entre outras.
O acordo também estabelece, porém, que serão mantidas tarifas americanas de 25% sobre US$ 250 bilhões em produtos chineses, juntamente com encargos reduzidos de 7,5% sobre importações adicionais avaliadas em cerca de US$ 120 bilhões.
De acordo com a agência de notícias estatal chinesa "Xinhua", Washington comprometeu-se a retirar por etapas os impostos que as partes se impuseram durante a disputa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.