IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA e Cazaquistão assinam acordo sobre liberalização do transporte aéreo

06/01/2020 13h41

Nursultan, 6 jan (EFE).- Cazaquistão e Estados Unidos assinaram um acordo sobre o estabelecimento de voos diretos e a liberalização das comunicações aéreas entre os dois países, informou nesta segunda-feira a embaixada americana no país da Ásia Central.

"O acordo permite estabelecer relações modernas no campo da aviação civil com o Cazaquistão, de acordo com a política de 'céu aberto' da aviação internacional dos EUA", afirmou a entidade diplomática.

Segundo a Embaixada, a assinatura estabelece "um volume e frequência ilimitados de voos, direitos de rota aberta, mecanismos de voos charter e a possibilidade de voos conjuntos".

O acordo foi assinado pelo Ministro da Indústria e Desenvolvimento de Infraestrutura do Cazaquistão, Beybut Atamkulov, e pelo embaixador dos EUA em Nursultan, William H. Moser.

O acordo entrará em vigor após a troca de notas diplomáticas entre os governos dos dois países.

O Ministério cazaque comentou em nota oficial que este é o primeiro de seu tipo a garantir a adesão aos princípios do "céu aberto", em conformidade com as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

"A assinatura deste acordo oferece mais possibilidades para as companhias de transporte que planejam operar voos entre o Cazaquistão e os EUA", acrescentou a entidade, insistindo em aprofundar a parceria estratégica entre Nursultan e Washington.

Os voos diretos entre os dois países "promoverão o desenvolvimento de relações políticas, econômicas, culturais e turísticas", segundo o ministério.