IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido e UE suspendem rodada de negociações sobre Brexit por coronavírus

13/03/2020 13h17

Londres, 12 mar (EFE).- O Reino Unido e a União Europeia anunciaram nesta quinta-feira a suspensão da reunião marcada para a próxima semana em Londres para continuar negociando uma relação bilateral depois do Brexit, devido à epidemia de coronavírus.

Em uma declaração conjunta, as partes disseram que estão explorando formas alternativas de continuar o diálogo, incluindo a possibilidade de retomá-lo através de videoconferência.

As equipas de negociação tinham agendado uma nova rodada de negociações a partir desta quarta-feira, após uma reunião inicial em Bruxelas, em 2 de fevereiro.

Londres e Bruxelas esperam chegar a um acordo sobre os seus futuros laços antes de 31 de dezembro, quando terminar a fase de transição acordada para o Brexit.

O Reino Unido deixou oficialmente o bloco comunitário em 31 de janeiro, mas continuará integrado nas estruturas comunitárias durante este ano.

Até agora, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, insistiu que não tem intenção de pedir uma prorrogação para prolongar a negociação, apesar das diferenças significativas no ponto de partida com que o diálogo foi iniciado em áreas como os direitos de pesca e os regulamentos de concorrência.

O Reino Unido quer deixar de aplicar a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e não quer que o Tribunal de Justiça da UE desempenhe plenamente o seu papel na interpretação do direito comunitário, tal como indicado pelo negociador do bloco, Michel Barnier.

Isso significa, segundo o político francês, que o âmbito da cooperação entre os dois lados do Canal da Mancha não pode ser tão ambicioso quanto desejado. EFE

gx/dr