IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia alivia medidas de isolamento para reativar economia

P. RAVIKUMAR/REUTERS
Imagem: P. RAVIKUMAR/REUTERS

21/04/2020 02h18

Nova Délhi, 20 abr (EFE).- A Índia começou a aliviar nesta segunda-feira as duras medidas de isolamento impostas, agora permitindo a retomada de algumas atividades econômicas, após mais de três semanas de paralisação decretadas pelo governo para tentar frear a propagação da pandemia de Covid-19, que já causou mais de 500 mortes no país.

O início do relaxamento das medidas sobre alguns setores da economia faz parte do plano do governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, para reativar progressivamente a economia do segundo país mais populoso do mundo, depois de uma paralisação obrigatória que deixou muitos cidadãos sem emprego.

O Ministério do Petróleo indiano anunciou "um novo começo com a retomada das empresas em meio a uma permissão condicional para serviços e atividades selecionados em várias partes do país", entre eles mais de 500 projetos do setor de petróleo e gás.

No Twitter, o Ministério do Interior informou que as pautas para o relaxamento das medidas de restrição podem ser avaliadas segundo os requisitos de cada região, mas que "não devem se diluir sob nenhuma circunstância".

O plano do governo, que tem como meta aliviar a pressão sobre os setores mais afetados, permitiu o reinício de certas atividades agrícolas, das quais mais da metade da força de trabalho da economia indiana depende.

Também foram permitidas atividades de construção pública em estradas, projetos de irrigação e industriais em áreas rurais para ajudar a gerar empregos e aliviar as dificuldades para quem foi afetado pelo confinamento.

Além disso, o governo permitiu o restabelecimento da cadeia de abastecimento nas empresas agrícolas e a circulação de caminhões que transportam suprimentos essenciais para diferentes cidades.

A Índia está sob uma medida de confinamento total que terminará no dia 3 de maio. Áreas designadas como "pontos críticos" na propagação do coronavírus, incluindo Nova Délhi e algumas outras grandes cidades, não terão relaxamento e permanecerão sob as medidas rigorosas. Os voos domésticos e internacionais continuam suspensos.

De acordo com o último balanço, foram confirmados pelo menos 17.656 casos e 559 mortes por Covid-19 no país, que tem 1,3 bilhão de habitantes.