Secretária-geral ibero-americana faz alerta sobre crise na América Latina
Em declarações à Agencia Efe, a costa-riquenha destacou que a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) piorou as estimativas para a região e apontou que deverá acontecer a pior retração do Produto Interno Bruto (PIB) em mais de um século, em 9,1%.
Gryspan lamentou que, por trás dos indicadores econômicos, ainda há "muito sofrimento" entre as pessoas.
"De 28 a 45 milhões de pessoas poderiam ficar abaixo da linha de pobreza em 2020, e até 26 milhões de pessoas poderão entrar na pobreza extrema. Isso, na América Latina, significa fome", disse a ex-vice-presidente do Banco Central da Costa Rica.
Segundo a secretaria geral ibero-americana o G20 tem um papel fundamental a cumprir na crise provocada pela pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, já que só pelo consenso dentro do grupo dos países mais ricos, poderão ser solucionados os problemas de financiamento.
"Apenas o G20 pode entrar em acordo por uma nova emissão de Diretos Especiais de giro do Fundo Monetário Internacional (FMI), a medida financeira que mais poderia ajudar agora e a que mais falta para ser feita", concluiu Grynspan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.