IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Borrell diz que trabalha para poder ratificar acordo entre UE e Mercosul

02/12/2020 18h39

Bruxelas, 2 dez (EFE).- O alto representante para a Política Exterior da União Europeia (UE), Josep Borrell, afirmou nesta quarta-feira que está trabalhando para obter a ratificação do acordo comercial que o bloco firmou com o Mercosul em 2019.

"Estou trabalhando para ver de que maneira podemos assegurar que este acordo, que foi discutido durante anos e o qual finalmente temos a possibilidade de concluir, possa passar pelo processo de ratificação", analisou.

Tal tarefa é compartilhada com o vice-presidente da Comissão Europeia e comissário de Comércio, Valdis Dombrovskis.

"Estou perfeitamente ciente dos problemas que estão analisando, não só na França, mas em outros países", comentou o alto representante.

Para que o acordo do Mercosul - firmado após 20 anos de negociações - possa entrar em vigor é necessária a ratificação do Parlamento Europeu, dos parlamentos nacionais dos 27 Estados-membros da UE e de alguns parlamentos regionais, dependendo dos países.

O último obstáculo no processo de ratificação veio do Parlamento Europeu. Em outubro, o órgão aprovou uma resolução deixando clara a rejeição à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro, a qual considerou "estar em contradição com os compromissos assumidos no Acordo de Paris".

França, Holanda e Áustria afirmam que o pacto com o Mercosul não estabelece requisitos suficientes para proteger a Amazônia e também se recusam a ratificá-lo se Bolsonaro não mudar sua política ambiental.