IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Joe Biden escolhe ex-rival eleitoral como secretário de Transporte

Pete Buttigieg será o primeiro secretário abertamente gay do gabinete - Reprodução / Internet
Pete Buttigieg será o primeiro secretário abertamente gay do gabinete Imagem: Reprodução / Internet

16/12/2020 03h33

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu o ex-rival das primárias democratas Pete Buttigieg para o cargo de secretário de Transporte, informou a imprensa americana hoje.

Desta forma, Buttigied poderá se tornar a primeira pessoa LGBT a ser confirmada pelo Senado americano para um cargo no governo.

Buttigieg desistiu das primárias e declarou apoio a Biden antes da "Super Terça" do dia 3 de março, quando o atual presidente eleito conseguiu angariar o apoio dos eleitores moderados e despontou como o candidato de consenso do partido.

As primárias alavancaram a popularidade de Buttigieg. Até então conhecido apenas por ter sido prefeito de South Bend, no estado de Indiana, o democrata se tornou o favotiro da ala moderada do partido, após ganhar o caucus de Iowa, o primeiro estado a votar nas primárias democratas.

Aos 38 anos, Buttigieg mesclou sua mensagem de esperança com valores cristãos e uma consistente valorização de sua condição de veterano do Exército, ao qual serviu no Afeganistão.

Apesar de terem se enfrentado, Buttigieg mantém boa relação com Biden e com a vice-presidente eleita, Kamala Harris, a qual ajudou a se preparar para o debate com o atual vice-presidente, Mike Pence.

Pouco após Buttigieg desistir das primárias, Biden fez um emocionante discurso no qual comparou o ex-prefeito a seu filho Beau, que também combateu no Afeganistão e que morreu de câncer em 2015.

"É o maior elogio que posso fazer a um homem ou uma mulher", disse Biden à época, que elogiou a "coragem moral" de Buttigieg e disse ver uma longa e brilhante carreira política para ele.