IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia suspende voos do Reino Unido por uma semana

21/12/2020 15h27

Moscou, 21 dez (EFE).- A Rússia anunciou nesta segunda-feira a suspensão, válida a partir de amanhã e com duração de uma semana, dos voos do Reino Unido, devido à detecção de uma nova cepa do coronavírus.

A comissão governamental criada para prevenir a entrada e propagação (no país) da infecção provocada pelo novo coronavírus "decidiu suspender a comunicação aérea com o Reino Unido devido ao agravamento da situação epidêmica", diz o comunicado.

"A restrição entrará em vigor à 0h (hora local) do dia 22 de dezembro", completou a nota.

De acordo com a comissão governamental, especialistas russos "estão estudando cuidadosamente a situação no Reino Unido com a nova cepa de coronavírus e, uma vez que as conclusões sejam alcançadas, novas ações serão tomadas".

"A proibição provisória se refere a voos diretos. No momento, estão sendo examinadas rotas por países terceiros e a possibilidade de organizar voos de evacuação para cidadãos britânicos", disse à agência "Interfax", sob anonimato, um representante de uma companhia aérea.

Segundo cientistas britânicos, a nova cepa acelera a transmissão do vírus em até 70% e parece responsável pelo preocupante aumento de infecções em Londres e em vários condados do sudeste e leste da Inglaterra.

Cerca de 20 países da União Europeia já suspenderam os voos para o Reino Unido.

A Rússia registrou hoje 29.350 novos casos de Covid-19, um novo recorde diário desde o início da pandemia, além de 493 mortes pela doença. EFE

bsi/phg