IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB dos EUA cresce um pouco melhor do que o esperado no 3º trimestre

Governo Trump considerou que PIB refletiu esforços contínuos para reabrir negócios - Saul Loeb/AFP
Governo Trump considerou que PIB refletiu esforços contínuos para reabrir negócios Imagem: Saul Loeb/AFP

22/12/2020 18h28

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 33,4% no terceiro trimestre de 2020, dado ligeiramente melhor que o esperado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.

O dado do terceiro trimestre vem após a queda de 31,4% registrada entre abril e junho, a maior contração desde que os dados do país começaram a ser registrados, em 1947.

Na medição trimestral, a economia do país cresceu a um ritmo de 7,5% de julho a setembro, 0,1 ponto percentual a mais que a última projeção.

O número definitivo é superior ao estimado pelos analistas, que tinham projetado um crescimento anual de 33,1%. O gasto dos consumidores, que representa dois terços da atividade econômica dos EUA, disparou 39% entre julho e setembro, incluindo os investimentos privados.

No entanto, os economistas indicam que, com o aumento de casos de covid-19 nos EUA, é esperado que a expansão econômica se suavize com a reimposição de limitações em algumas regiões do país.

"O aumento do PIB do terceiro trimestre refletiu esforços contínuos para reabrir negócios e retomar atividades adiadas ou restringidas devido à covid-19", comentou o Departamento de Comércio em relatório técnico.

O PIB real do terceiro trimestre está 3,4% abaixo do nível correspondente ao último trimestre de 2019, segundo o governo americano.