IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor empresarial britânico expressa "grande alívio" com acordo do Brexit

24/12/2020 19h08

Londres, 24 dez (EFE).- O diretor da influente Confederação da Indústria Britânica (CBI, na sigla em inglês), Tony Danker, admitiu nesta quinta-feira que o acordo do Brexit representa um "grande alívio" para as empresas em meio a momentos difíceis.

"Isto vem como um grande alívio para os negócios britânicos, em um momento em que a resistência está no seu ponto mais baixo. Já que demorou a chegar, é vital que ambas as partes tomem medidas para que o comércio e os serviços fluam enquanto as empresas se ajustam à mudança", comentou em comunicado.

Helen Dickinson, diretora executiva do Conselho Britânico do Varejo (BRC), expressou satisfação com o "anúncio de um acordo de livre-comércio entre Reino Unido e UE", alcançado sete dias antes do final do período de transição entre Londres e Bruxelas.

Segundo o diretor da CBI, as empresas estudarão "imediatamente" os detalhes do negócio para "compreender o impacto sobre empresas e clientes, mas é necessária uma orientação imediata do governo para todos os setores".

"Com um acordo garantido, podemos agora iniciar um novo capítulo em terra firme", frisou.

O setor empresarial, já duramente atingido pela pandemia de covid-19, pedia, há meses, uma definição sobre qual seria a futura relação comercial com o bloco europeu.