IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abertura da fronteira com os EUA ocorrerá em breve, diz presidente do México

30/04/2021 20h27

Cidade do México, 30 abr (EFE).- O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta sexta-feira que acontecerá em breve a reabertura da fronteira terrestre entre o seu país e os Estados Unidos, fechada desde o início pela pandemia da Covid-19 para a maioria das atividades.

O chefe de governo foi questionado sobre o recente alerta de viagem emitido pelos EUA, que desaconselhava viagens para o território mexicano devido ao aumento da criminalidade em algumas regiões e à disseminação do coronavírus.

"Há uma atmosfera muito boa nas relações com os Estados Unidos. A abertura das fronteiras vai acontecer em breve, completamente", respondeu López Obrador, que reiterou que na próxima semana falará com a vice-presidente americana, Kamala Harris, sobre o fenômeno migratório.

"Do lado americano também há a exigência de normalização das relações e intercâmbios plenos". Não vemos isso demorar muito. Vamos chegar a um acordo em breve", acredita.

Em 21 de março de 2020, o México e os EUA fecharam suas fronteiras para viagens não essenciais, ou seja, aquelas com fins recreativos ou turísticos. E em 18 de março deste ano, coincidindo com uma nova onda de migração, o governo mexicano anunciou que também restringiria o trânsito terrestre em sua fronteira sul, alegando que teria que deter a propagação do coronavírus.

Em 20 de abril, o presidente americano, Joe Biden, prorrogou mais uma vez as restrições às viagens não essenciais através das fronteiras com o México e o Canadá até 21 de maio, como parte das medidas para combater o coronavírus.

A fronteira do México com os EUA, que se estende por mais de 3 mil quilômetros, é também uma das mais movimentadas do mundo, com mais de 1 milhão de pessoas atravessando todos os dias e US$1,7 bilhão de bens e serviços sendo trocados diariamente.