IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quebra de patentes das vacinas "pode salvar milhões de vidas", diz Unesco

08/05/2021 03h35

Paris, 7 mai (EFE).- A Unesco apoia o movimento que busca quebrar as patentes das vacinas contra a covid-19 por considerar que a iniciativa "pode salvar milhões de vidas e servir de exemplo para o futuro da cooperação científica", afirmou nesta sexta-feira a diretora-geral da organização, Anne Azoulay.

"A covid-19 não respeita fronteiras. Nenhum país estará seguro até que a população de todos os países tenha acesso à vacina", ressaltou em comunicado.

De acordo com a nota, a campanha pela quebra de patentes das vacinas responde à convocação conjunta que Unesco, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fizeram em outubro de 2020, de modo a abrir a ciência e estimular a cooperação científica.

Com esta pandemia, "o mundo embarcou em uma nova era da pesquisa científica", afirma a Unesco, ao lembrar que pesquisadores chineses fizeram o sequenciamento do novo coronavírus em 11 de janeiro de 2020 e o publicaram online, possibilitando que cientistas alemães desenvolvessem um teste de detecção que foi compartilhado pela OMS com os governos de todo o mundo.