PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Bruxelas aprova plano de recuperação de 69,5 bilhões de euros para Espanha

17/06/2021 01h38

Madri, 16 jun (EFE).- A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira seu apoio ao plano de recuperação, transformação e resiliência da Espanha, que é o primeiro passo para o país começar a receber 69,5 bilhões de euros em subsídios durante o período 2021-2026.

Segundo Bruxelas, o plano responde "de forma abrangente e adequadamente equilibrada" ao que a Europa exigiu para garantir o acesso aos fundos de recuperação.

Por sua parte, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, antecipou que espera receber 19 bilhões de euros dos fundos europeus ainda este ano.

Em uma coletiva de imprensa conjunta em Madri com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Sánchez destacou que "hoje é um dia histórico" para a Espanha e também para a Europa, uma vez que "abre as portas a uma nova forma de responder aos desafios que temos como sociedades".

Uma vez obtido o aval da Comissão, o presidente do governo espanhol espera ter a aprovação oficial do Conselho Europeu em "menos de quatro semanas", o que liberaria o primeiro dos pagamentos, o chamado pré-financiamento, cujo montante é de 9 bilhões de euros.

A este pagamento se seguiria o primeiro desembolso vinculado ao cumprimento de metas e objetivos, um total de 10 bilhões de euros que chegaria até o final do ano desde que os compromissos previstos no final do terceiro trimestre sejam cumpridos.