Bruxelas aprova plano de recuperação de 69,5 bilhões de euros para Espanha
Segundo Bruxelas, o plano responde "de forma abrangente e adequadamente equilibrada" ao que a Europa exigiu para garantir o acesso aos fundos de recuperação.
Por sua parte, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, antecipou que espera receber 19 bilhões de euros dos fundos europeus ainda este ano.
Em uma coletiva de imprensa conjunta em Madri com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Sánchez destacou que "hoje é um dia histórico" para a Espanha e também para a Europa, uma vez que "abre as portas a uma nova forma de responder aos desafios que temos como sociedades".
Uma vez obtido o aval da Comissão, o presidente do governo espanhol espera ter a aprovação oficial do Conselho Europeu em "menos de quatro semanas", o que liberaria o primeiro dos pagamentos, o chamado pré-financiamento, cujo montante é de 9 bilhões de euros.
A este pagamento se seguiria o primeiro desembolso vinculado ao cumprimento de metas e objetivos, um total de 10 bilhões de euros que chegaria até o final do ano desde que os compromissos previstos no final do terceiro trimestre sejam cumpridos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.