PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Permanência na UE ganharia novo referendo do Brexit hoje, segundo pesquisa

23/06/2021 04h25

Londres, 22 jun (EFE).- Se o referendo do brexit fosse realizado novamente nesta quarta-feira, cinco anos após o original, a opção pela permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) venceria por uma pequena diferença, de acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de pesquisa de mercado Savanta ComRes.

A opção por permanecer na UE teria 51% dos votos dos britânicos, contra 49% a favor da separação, de acordo com a pesquisa, da qual participaram 2.191 pessoas.

Em 23 de junho de 2016, 51,9% dos eleitores optaram por tirar o Reino Unido da UE, contra 48,1% que preferiram a permanência.

O resultado daquela consulta popular levou a vários anos de complexas negociações entre Londres e Bruxelas para projetar os termos de um divórcio que se materializou em 31 de dezembro do ano passado.

Cinco anos após o referendo, e apesar da turbulência política gerada pelo Brexit, a mudança na opinião dos britânicos é pequena, de acordo com a pesquisa da Savanta ComRes, que "mostra um país tão dividido como estava durante a campanha" antes do referendo, disse em comunicado Chris Hopkins, diretor de estudos políticos da empresa.

A evolução no resultado de um hipotético novo referendo deve-se, segundo os autores da pesquisa, ao fato de que as pessoas que não votaram naquela ocasião - porque eram muito jovens ou por outras razões - agora o fariam principalmente a favor da UE (71% delas).