IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Argentina dá bônus a aposentados para compensar perdas por inflação

14/07/2021 03h26

Buenos Aires, 13 jul (EFE).- O governo da Argentina anunciou nesta terça-feira que concederá um bônus extraordinário aos aposentados para compensar as perdas no poder de compra de sua renda devido à alta inflação.

O bônus, de 5 mil pesos argentinos (R$ 270), será pago apenas uma vez em agosto e beneficiará os aposentados que receberem até o equivalente a duas aposentadorias mínimas, que no país é de 23.064 pesos (R$ 1.239) por mês.

"Estamos preocupados, porque todos sabemos que existe um problema inflacionário que temos que resolver", declarou o presidente argentino, Alberto Fernández, em cerimônia na qual anunciou o bônus.

Na Argentina, o valor das pensões é atualizado a cada três meses com base em uma fórmula determinada pelo índice salarial e pela arrecadação de impostos.

No primeiro semestre foram concedidos dois aumentos, que acumulados chegam a 20,19% no primeiro semestre, mas ficam abaixo da inflação, que só nos primeiros cinco meses do ano foi de 21,5%, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis.

"Estamos muito preocupados com a situação dos aposentados. Se há uma coisa que não queremos é que nossos aposentados sejam a variável de ajuste", disse Fernández.

A Argentina vem enfrentando problemas de inflação alta há anos, e para 2021 consultores projetam que o índice de preços terá uma alta de 48%.