IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha estende limitações de voos de Brasil e África do Sul até 3 de agosto

14/07/2021 01h43

Madri, 13 jul (EFE).- O governo da Espanha estendeu nesta terça-feira as limitações de voos de Brasil e África do Sul que chegam aos aeroportos espanhóis devido à pandemia da covid-19.

A medida estará em vigor de 20 de julho a 3 de agosto, de acordo com o governo.

Apenas os voos do Brasil e da África do Sul ocupados por cidadãos espanhóis ou andorranos, residentes dos dois países ou passageiros em trânsito internacional para um país que não pertença ao espaço Schengen europeu comum, com escala inferior a 24 horas e sem sair da zona de trânsito do aeroporto, poderão chegar a Espanha.

As restrições não afetam o pessoal aeronáutico necessário para a realização de atividades de transporte aéreo e outras isenções relacionadas com voos de aeronaves do Estado, serviços de busca e salvamento (SAR), voos com escala em território espanhol para fins não comerciais e cujo destino final seja outro país, voos exclusivos de carga, voos posicionais e humanitários, médicos ou de emergência.

O governo espanhol considera que o risco de importação de casos da África do Sul e do Brasil pode ser reduzido com as medidas de controle sanitário aplicáveis na chegada à Espanha, mas acrescenta que "isso não nos impede de continuar tomando precauções extremas contra o potencial de propagação das variantes brasileiras e sul-africanas do vírus".

Em qualquer caso, dependendo da evolução da pandemia e das decisões que venham a ser tomadas de forma coordenada na União Europeia, o Ministério da Saúde "pode levantar, por motivos justificados, tais limitações".