Boric descreve inflação histórica no Chile como "preocupante"
"A inflação é preocupante, ao contrário de outras vezes, é um fenômeno mundial, que está intimamente relacionado à pandemia, que afetou as cadeias de suprimentos, e também a guerra na Ucrânia", disse o presidente.
"Isso implicou um aumento muito grande em dois itens fundamentais: combustíveis e fertilizantes, que são fundamentais para a agricultura e a produção alimentar", afirmou.
A inflação no Chile continua subindo e em abril marcou um aumento de 1,4%, impulsionada pelo aumento em alimentos, bebidas não alcoólicas e recreação e cultura, atingindo um histórico de 10,5% nos últimos 12 meses, segundo o relatório publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"Isto é algo que eles estão vivenciando na França, na Arábia Saudita, na Argentina, nos Estados Unidos e nós também estamos vivenciando no Chile", acrescentou Boric.
"Também temos causas internas, temos uma expansão muito grande do consumo durante o ano passado, então temos que conseguir estabilizar a economia", enfatizou.
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou desta forma 4,8% este ano, enquanto a subida mensal é explicada principalmente pela pressão sobre os preços dos alimentos, bebidas não alcoólicas e recreação e cultura.
O Chile fechou 2021 com uma inflação que atingiu 7,2%, a mais elevada em 14 anos, o que está levando o Banco Central a tomar medidas inéditas e retirar rapidamente o estímulo monetário que aplicou no início da pandemia, em março de 2020. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.