Secretário-geral da Otan culpa Putin por aumento dos preços dos alimentos
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, responsabilizou nesta sexta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e sua decisão de ordenar a "brutal invasão da Ucrânia", pela alta dos preços dos alimentos em escala mundial.
"Não são as nossas sanções, mas a guerra" que causou "os atuais problemas para obter cereais fora da Ucrânia", disse Stoltenberg em entrevista à Agência Efe nas vésperas do início da cúpula da Otan, que será realizada de 28 a 30 de junho, em Madri.
Segundo o secretário-geral, "Putin está usando a comida" também como um instrumento, "com grandes ramificações para as pessoas comuns, que têm de pagar um preço mais alto, tanto nos alimentos como na energia".
"Celebro a atitude que os aliados estão tomando, os vários esforços que estão fazendo para encontrar uma solução para tirar os cereais da Ucrânia", comentou Stoltenberg, indicando ao mesmo tempo que gostaria de ver mais envolvimento da ONU neste sentido.
"Gostaria de ver a ONU assumir um papel mais ativo e tentar nos apoiar nestes esforços", frisou Stoltenberg.
A guerra na Ucrânia, a crise alimentar e energética resultante, o chamado "novo conceito estratégico", além da eventual integração de Finlândia e Suécia à Aliança Atlântica, se conseguirem superar o até agora inamovível veto da Turquia, serão as principais questões que os líderes dos 30 países da Otan abordarão na cúpula em Madri.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.