PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Argentina toma novas medidas para enfrentar tensões no mercado de câmbio

21/07/2022 16h45

Buenos Aires, 21 jul (EFE).- O governo da Argentino tomou nesta quinta-feira novas medidas para tentar acalmar as tensões que foram registradas nas últimas semanas no mercado de câmbio, onde há fortes restrições à compra de dólares, em meio à escassez de moeda internacional que o Banco Central está enfrentando.

Em comunicado, o Ministério da Economia informou que foi decidido tomar "ações destinadas a melhorar as condições de acesso ao mercado de divisas para o pagamento de importações de insumos para setores estratégicos e assim garantir a continuidade dos diferentes processos produtivos".

Uma medida a ser implementada pelo Banco Central permitirá o pagamento de "insumos em trânsito" que foram enviados até 27 de junho e já chegaram ao país. No final de junho, o Banco Central restringia o acesso à moeda estrangeira por parte de empresas para o pagamento de importações, a fim de lidar com reservas limitadas.

Além disso, hoje foi decidido facilitar a liquidação de moeda estrangeira para os turistas que chegam ao país, com uma taxa de câmbio diferenciada para evitar que continuem a recorrer ao mercado irregular - mais vantajoso do que o oficial.

"A medida a ser adotada pelo Banco Central permitirá a venda de moeda estrangeira em entidades autorizadas a operar no mercado de câmbio mediante a apresentação da documentação de identificação utilizada para entrar no país. O montante máximo permitido por este mecanismo será de até US$ 5 mil. A taxa de câmbio será a que surge das operações no mercado financeiro", diz o comunicado. EFE

rgm/id