PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Presidente do Fed diz não crer que EUA estejam em recessão

27/07/2022 21h52

Washington, 27 jul (EFE).- O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse nesta quarta-feira não acreditar que a economia dos Estados Unidos esteja em recessão, mas esclareceu que não viu os números do Produto Interno Bruto (PIB) que serão divulgados amanhã.

"Não creio que seja provável que a economia dos EUA esteja em recessão neste momento", disse o presidente do banco central americano durante sua entrevista coletiva para explicar o aumento de 0,75 ponto na taxa de juros oficial anunciado hoje.

Powell avaliou que a grande robustez do mercado de trabalho americano, que teve uma taxa de desemprego de 3,6% durante quatro meses - uma situação de praticamente pleno emprego - será suficiente para convencer o público de que o país não está em recessão.

Além disso, Powell disse não acreditar que o PIB possa ser considerado um indicador muito confiável sobre se o país está em recessão, mas ressaltou que não cabe ao Fed determinar se esse é o caso.

As declarações do chefe do Fed foram dadas um dia antes da divulgação do PIB dos EUA para o segundo trimestre de 2022 - no primeiro, teve uma queda de 0,4%.

Tradicionalmente, um país é considerado em recessão quando o PIB registra dois trimestres consecutivos de queda. EFE