S&P reafirma rating da Austrália em AAA, mas alerta sobre possível rebaixamento

Sydney

A S&P Global Ratings reafirmou hoje o rating da Austrália em AAA, mas alertou sobre um possível rebaixamento mais adiante se o progresso do governo do país no sentido de garantir superávits orçamentários desacelerar.

"Poderemos rebaixar nossos ratings dentro dos próximos dois anos se perdermos a confiança de que o déficit fiscal do governo geral (australiano) se transformará em superávit no começo dos anos 2020", disse a agência de classificação de risco em comunicado.

O chefe do Tesouro australiano, Scott Morrison, anunciou o orçamento federal de 2017-18 há cerca de uma semana, com a promessa de que o país voltará a apresentar superávit fiscal em 2020-21. Na ocasião, Morrison também anunciou uma série de medidas com o objetivo de melhorar a posição fiscal.

A S&P manteve perspectiva negativa para o rating australiano.

Recentemente, a Moody's e a Fitch também reafirmaram os ratings AAA da Austrália.

Das três agências, a S&P é a que está mais alarmada com a situação das finanças do governo australiano, apontando a elevada dívida externa e o endividamento recorde das famílias como grandes vulnerabilidades do país num eventual choque econômico. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos