Bolsas

Câmbio

FMI conclui visita oficial ao Brasil e deve apresentar relatório em julho

Altamiro Silva Junior e Gabriel Bueno Costa

São Paulo

O Fundo Monetário Internacional completou nesta sexta-feira, 19, uma visita oficial ao Brasil para preparar o relatório Artigo IV, documento anual da instituição que avalia a economia de todos os países-membros da instituição. A divulgação deve ocorrer em julho.

A comitiva foi liderada pelo chefe da missão do FMI para o Brasil, Alfredo Cuevas. A visita começou no último dia 8 e incluiu reuniões em Brasília com membros da equipe econômica do governo, principalmente na Fazenda e no Banco Central.

O diretor do Brasil no FMI, Alexandre Tombini, também integrou a comitiva. Outro participante foi o diretor para o departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo, Alejandro Werner.

Nesta sexta-feira, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Werner e outros economistas do FMI apresentaram um relatório sobre a América Latina. A previsão é que a região deve sair da recessão este ano. Sobre a atual crise brasileira, Werner disse que ainda é muito cedo para avaliar os desdobramentos, mas o FMI está monitorando a situação "de perto".

De volta para a sede do FMI em Washington, a equipe vai preparar o Artigo IV, que precisa ser aprovado e em seguida apresentado ao conselho executivo do Fundo para discussão e divulgação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos