IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dirigente da UE diz que acordo com Mercosul pode ser concluído até o fim do ano

São Paulo

30/05/2017 14h27

A alta representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Segurança, Federica Mogherini, se disse confiante de que o novo acordo entre o bloco e o Mercosul possa ser concluído até o fim do ano.

Em visita à Argentina, a dirigente se reuniu ontem com o presidente Maurício Macri e sua ministra de Relações Exteriores, Susana Malcorra. Segundo o jornal argentino La Vanguardia, Malcorra destacou após o encontro que o governo argentino pretende "avançar significativamente" na negociação a partir de julho, quando também assume a presidência rotativa do bloco sul-americano.

Mogherini, por sua vez, elogiou a disposição argentina em avançar as negociações do novo acordo e reiterou o apoio dado pelos europeus à presidência argentina do G-20, no próximo ano, informou a agência de notícias uruguaia MercoPress.

Além do acordo comercial, foi tratada também a situação na Venezuela. A representante da UE reafirmou o apoio do bloco aos esforços regionais para "frear a violência, estimular o diálogo político e promover a reconciliação" entre os venezuelanos.

Depois da Argentina, Mogherini seguiu viagem para o Chile, onde se encontra com a presidente Michelle Bachelet, entre outros dirigentes. (Marcelo Osakabe)