PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Iraque diz que Opep discute aprofundamento em cortes na produção de petróleo

Victor Rezende

São Paulo

21/06/2017 09h41

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estão discutindo um aprofundamento no acordo de cortes na produção da commodity, segundo o ministro do Petróleo do Iraque, Bijan Zanganeh.

Em entrevista à rádio IRIB, Zanganeh afirmou que "o aumento da produção de petróleo dos EUA foi imprevisível e esse aumento é mais do que o que os membros da Opep previram. Estamos em consulta com os membros da Opep para nos preparar para uma nova decisão, mas tomar uma decisão nessa organização é muito difícil porque qualquer decisão significaria um corte de resultados pelos membros".

Segundo Zanganeh, o Iraque está "consultando os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para prepará-los a tomar uma decisão de fazer novos cortes" na produção da commodity, mesmo que alguns membros acreditem que o impacto do último acordo de extensão na redução da oferta "ainda não entrou no mercado".

Uma reunião do Comitê de Acompanhamento da Opep e dos membros fora do cartel está agendada para ocorrer na Rússia no fim de julho, com o local exato e a data ainda indefinidos.