Dados antropométricos (peso e altura) ficarão de fora da POF 2017-2018 do IBGE
"Nas edições anteriores da pesquisa, essas informações demonstraram a redução do déficit de peso e o aumento da obesidade na população brasileira", diz a nota distribuída pelo IBGE.
O IBGE inicia nesta segunda a POF 2017/2018. Pesquisadores do IBGE ainda devem trazer à imprensa os detalhes da nova edição da pesquisa.
A confirmação da realização da pesquisa foi adiantada pelo ex-presidente do IBGE Paulo Rabello de Castro. Em entrevista coletiva em seus últimos dias no cargo, quando já tinha sido indicado para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rabello de Castro informou que a POF iria a campo a partir desta semana.
A POF é a mais detalhada "investigação sobre os padrões de renda e consumo das famílias brasileiras", diz o IBGE. Conforme o instituto, para elaborar a pesquisa, serão visitados cerca de 75 mil domicílios em cerca de 1.900 municípios, durante 12 meses. O objetivo é atualizar os itens de consumo e a estrutura de ponderação do IPCA, o índice oficial de inflação do país.
Atualmente, a POF mostra que o peso do grupo de despesa Alimentação e Bebidas chega a 25% no orçamento familiar, em média. Já as despesas com transportes absorvem 18% do orçamento das famílias, em média.
Em diferentes formatos, a POF vem sendo realizada pelo IBGE desde os anos 1970 e detectou as principais alterações nos hábitos de consumo dos brasileiros, como a importância cada vez maior das refeições fora de casa e, mais recentemente, o crescimento do consumo digital, relacionado à popularização da telefonia celular e da internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.