IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Processo de saque do FGTS é mais difícil para quem vive fora do país

Jéssica Alves

São Paulo

26/06/2017 10h59

Se o tempo já é curto para quem ainda não sacou os recursos do FGTS, para os brasileiros que estão fora do país, a situação é ainda pior. O dinheiro pode ser liberado pela Caixa em até 15 dias após o envio da solicitação de saque, que acontece via serviço consular.

O processo exigido pelo banco no exterior é mais burocrático que no Brasil e envolve agendar uma visita aos consulados do governo brasileiro e seguir uma série de orientações.

A analista de comércio exterior Lilian Ponchio, por exemplo, mora em Londres e conta que nem considerava mais conseguir sacar seu FGTS. Todo processo levou cerca de 30 dias.

Ela explica que quando o consulado do governo abriu processo de solicitação, em março, ela conseguiu agenda apenas para abril e 17 dias após o envio da solicitação, recebeu um e-mail da Caixa informando que o saque estaria disponível a partir de maio.

Lilian entrou em contato com a Caixa para saber se estava tudo certo, mas nunca teve resposta. O dinheiro foi depositado, mas Lilian não tem certeza se o valor corresponde a todos os recursos disponíveis ou se havia alguma conta bloqueada. "Não fazia ideia do meu saldo, que nunca foi informado", diz.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Caixa mostra como usar aplicativo para ver saldo do FGTS

UOL Notícias