Portal único da exportação já opera em Santos, Uruguaiana e Foz do Iguaçu
Três declarações antes exigidas nessas transações foram reduzidas para uma e o volume de informações a serem preenchidas foi cortado em 60%. A nova declaração é integrada com a nota fiscal eletrônica, o que reduz o risco de erros no preenchimento. Outra novidade é que processos para despacho aduaneiro, movimentação de cargas, licenciamento e autorizações poderão ser feitos simultaneamente e não mais em sequência como é hoje. Segundo o governo, isso proporciona economia de tempo.
O Portal Único já vinha operando desde março deste ano para exportações realizadas por via aérea. A partir de hoje, ele passa a abranger também os modais marítimo e rodoviário. O porto de Santos responde por 30% das exportações realizadas pelo mar e os postos de Uruguaiana e Foz abrangem 50% das vendas ao exterior por via rodoviária.
A intenção do governo é ampliar o uso do portal para 100% das exportações até o fim do ano. Com isso, o tempo médio gasto numa venda de mercadoria ao exterior cairá de 13 para 8 dias e o das importações, de 17 para 10 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.