Financiamentos de veículos novos sobem pelo 2ª vez seguida em junho, afirma B3
No entanto, os resultados positivos dos dois últimos meses foram insuficientes para evitar a queda no acumulado do ano. O primeiro semestre, pressionado pelas retrações registradas nos primeiros meses do ano, terminou com queda de 3,9%, com o financiamento de 845,2 mil unidades novas.
O desempenho negativo dos financiamentos na primeira metade do ano contrasta com o crescimento, no mesmo período, do mercado como um todo, que inclui as vendas à vista. As vendas totais de veículos novos, financiadas ou não, tiveram expansão de 3,7% no período de janeiro a junho de 2017 ante igual intervalo de 2016, com o emplacamento de 1,019 milhão de unidades.
Segundo representantes do setor, as vendas financiadas ainda caem porque os bancos seguem rigorosos na hora de avaliar a concessão de crédito para um cliente. A cada dez pedidos de financiamento, apenas três têm sido aprovados. O rigor se deve ao fato de que o Brasil ainda enfrenta altas taxas de desemprego e inadimplência, o que torna mais arriscada a concessão de crédito para a compra de um veículo, cujo financiamento é feito no longo prazo.
Mesmo com os resultados positivos dos dois últimos meses, a B3, que faz o levantamento, prega cautela quanto a perspectivas de retomada. "Considerando dados da conjuntura econômica, principalmente emprego e confiança, ainda é cedo para falar na recuperação do setor", afirma Marcus Lavorato, superintendente de Relações Institucionais da B3.
Na comparação entre junho e maio, os financiamentos tiveram queda de 6,4%, desempenho em parte prejudicado pelo menor número de dias úteis em junho, tanto que, na média diária, a retração é reduzida para 1,9%.
Em soma que considera somente os veículos leves, que representam mais da metade do mercado, as vendas financiadas avançaram 3,4% em junho ante igual mês do ano passado, para 94,3 mil unidades. Já em relação a maio, houve recuo de 2,9%. No primeiro semestre, os financiamentos de veículos leves caíram 1,5%, para 513,3 mil unidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.