IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mudança nas regras trabalhistas pode causar onda de processos na Justiça

Douglas Gavras

12/07/2017 08h18

A aprovação do texto da reforma trabalhista deve ter o efeito colateral de provocar, em um primeiro momento, uma onda de judicialização. Segundo advogados especialistas na área, os tribunais devem ser acionados para que se questione, por exemplo, convenções coletivas e acertos com as empresas que tirem direitos dos empregados.

Eles estimam que haverá discussão entre magistrados para acertar o entendimento de pontos da reforma considerados turvos, como o trabalho intermitente e a exposição de gestantes a trabalho insalubre. Entre os juízes da área, persiste o temor de que as mudanças abram caminho para uma precarização dos direitos do trabalhador.

Para Carla Romar, professora da PUC-SP e sócia do Romar Massoni & Lobo Advogados, pode nem ser tão de imediato, mas devem surgir questionamentos sobre a inconstitucionalidade de alguns dispositivos. "Existem muitas discussões sobre pontos da reforma nas associações de magistrados. A questão dos contratos intermitentes, por exemplo, é um ponto que deve gerar confusão e deve ser aperfeiçoado com o tempo."

O texto é o início de uma reforma, é um processo que visa adequar uma legislação que ficou defasada às necessidades do mercado de trabalho, diz Domingos Fortunato, do escritório Mattos Filho.

"Num primeiro momento, é normal ter um aumento de judicialização, como reação à reforma. É preciso tempo para que procuradores e juízes cheguem a um entendimento de que não há precarização e que as poucas empresas que desprezarem a lei não devem ser tomadas como base para evitar a reforma. A judicialização cairá aos poucos."

Tempo

Em 2016, a Justiça do Trabalho recebeu quase 4 milhões de processos. Em maio, em palestra sobre terceirização, o sociólogo e especialista em trabalho José Pastore havia estimado redução de ao menos 50% no número de processos já no ano seguinte à sanção do projeto.

Segundo advogados ouvidos pelo Estado, o número de ações deve diminuir, com o tempo, pois os argumentos do trabalhador para entrar com uma ação devem cair. Mas isso deve demorar mais de um ano para se tornar realidade. Para Luiz Guilherme Migliora, do Veirano Advogados e professor da FGV, o texto, embora importante, não foi devidamente discutido com a sociedade.

"É uma reforma naturalmente impopular, por mexer em questões muito sensíveis, mas tem muita desinformação. O governo não soube vender para a sociedade a ideia de que a reforma tem mais pontos bons do que ruins." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Como a reforma trabalhista afeta sua vida?

UOL Notícias