EUA não designam China como manipulador cambial, mas passa a monitorar Índia
"A direção cada vez mais não de mercado do desenvolvimento econômico da China representa riscos crescentes para seus principais parceiros na perspectiva de crescimento global do longo prazo", afirmou o Tesouro americano em seu relatório semestral sobre câmbio. "O Tesouro está bastante preocupado com a falta de progresso da China em corrigir seu desequilíbrio comercial bilateral."
O relatório do Tesouro, publicado nesta sexta-feira, é o documento no qual Washington pode formalmente designar países como manipuladores cambiais, um passo que o presidente Donald Trump já ameaçou tomar várias vezes, quando era candidato.
Designar a China como manipuladora aprofundaria a disputa comercial entre Pequim e Washington. Isso dispararia formalmente negociações sobre as práticas cambiais da China, gerando mais tensão em um quadro já complexo por ameaças de tarifas anunciadas pelos dois lados.
É o terceiro desses relatórios semestrais nos quais o governo Trump deixa de designar Pequim como manipulador cambial. A razão é que a China não interveio significativamente no mercado cambial nos últimos trimestres, um dos principais critérios no relatório.
Pela primeira vez, os EUA acrescentaram a Índia à lista de monitoramente, diante da intervenção extensiva nos mercados cambiais, com compras de superam 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Quatro países seguiram na lista: Japão, Coreia do Sul, Alemanha e Suíça. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.