IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF faz operação contra fraudes em fundos de investimento

Luiz Fernando Teixeira

São Paulo

19/04/2018 12h38

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19) a Operação Gatekeepers, com o objetivo de combater fraudes relacionadas a fundos de investimento.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão (cinco em Porto Alegre e quatro no Rio de Janeiro), além de ordem de busca e apreensão de três veículos em Porto Alegre e bloqueio de ativos em nome de 20 pessoas físicas e jurídicas.

Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre e são investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.

A investigação começou há cinco anos com a apuração de aportes feitos por um fundo de previdência privada gaúcho em um fundo de investimentos. Este último aplicava os valores em empresas de construção civil sem que houvesse a devida execução de obras públicas.

No decorrer da investigação, identificou-se ligações do grupo com obras de revitalização urbana em Porto Alegre. São investigadas possíveis movimentações de recursos para pessoas ligadas à administração, inclusive com a aquisição de bens de alto valor, como veículos de luxo.

O termo "gatekeeper", além do significado em inglês de "porteiro" ou até mesmo "guardião", também tem uso no mercado financeiro, estando ligado a pessoas ou instituições de credibilidade que atuam em processos de análise de conformidade, verificação e certificação.