IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicador de incerteza sobe em abril ante março e supera 110 pontos, revela FGV

Daniela Amorim

Rio

27/04/2018 08h52

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 5,5 pontos na passagem de março para abril, alcançando 113,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 27. Com o resultado, o Indicador acumula 10,7 pontos de crescimento nos últimos dois meses, superando o intervalo de incerteza moderadamente elevada (entre 100 a 110 pontos) para retornar ao nível de incerteza elevada que vigorou na maior parte do triênio 2015-2017.

"A incerteza econômica continua em alta e parece não dar sinais de arrefecimento. Além dos motivos internos, como as eleições em outubro e a situação fiscal, que continua em aberto, parece que o mundo também resolveu nos exportar incerteza. Destaque para o aumento do preço do petróleo, o aumento do protecionismo da Era Trump e consequentes tensões comerciais entre EUA e China, e a expectativa de aumento da inflação e juros americanos", avaliou o economista Pedro Costa Ferreira, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br passou a integrar o calendário de divulgações de indicadores econômicos do Ibre/FGV no fim de 2016. O índice mensal é composto por três componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA; e o IIE-Br Mercado, baseado na volatilidade do mercado financeiro.

Em abril, a alta do IIE-Br foi determinada pelos componentes mídia e expectativa. O componente de Mídia subiu 5,3 pontos, contribuindo com 4,6 pontos para o avanço do índice geral no mês; o IIE-Br expectativa subiu 4,1 pontos, exercendo uma contribuição de 1 ponto para o índice agregado.

Já o IIE-Br mercado recuou 1 ponto, colaborando para conter a alta do Indicador de Incerteza, com influência de -0,1 ponto. A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre os dias 26 do mês anterior e 25 do mês de referência.