BCE mantém juros e estende prazo de compras de bônus
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira manter sua taxa de refinanciamento em zero e a taxa de depósitos em -0,4% e afirmou que não pretende elevar os juros "pelo menos até o verão [europeu] de 2019". Além disso, a instituição informou em seu comunicado que as compras do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) seguirão em 30 bilhões de euros, até setembro. Entre outubro e dezembro, essas compras serão reduzidas a 15 bilhões de euros por mês, mas isso estará sujeito a que os indicadores futuros confirmem a perspectiva de médio prazo dos dirigentes, advertiu o banco central. Em dezembro, as compras devem ser encerradas, diz a nota.
O programa de compra de bônus do BCE é de 2,5 trilhões de euros (US$ 2,9 trilhões) e é criticado por autoridades da maior economia do bloco, a Alemanha. A decisão de reduzir gradualmente o relaxamento monetário ocorre apesar de evidências de desaceleração econômica na zona do euro, em meio a ameaças como conflitos no comércio internacional e as turbulências políticas recentes na Itália. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.