IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eunício diz que encerrará sessão do Congresso se não houver quórum até as 14h

Idiana Tomazelli

Brasília

26/06/2018 13h59

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, disse que vai encerrar a sessão às 14 horas, caso não haja quórum para continuar com as votações. A pauta tem sete vetos presidenciais, incluindo o que resultou na reoneração da folha de pagamento para empresas de 11 setores que os parlamentares originalmente haviam resguardado da medida.

Eunício deu início à votação há mais de uma hora, sob protestos da oposição. Mesmo sem quórum, o presidente do Congresso disse que o regimento permite que o quórum seja atingido ao longo do processo de votação.

Os sete vetos estão sendo votados em cédula eletrônica, ou seja, o parlamentar já descreverá sua posição em relação a cada um de uma única vez. Segundo Eunício, o resultado da votação servirá para auferir o quórum.

Até o momento, porém, estão presentes 284 deputados e 40 senadores. Para que a votação seja válida, são necessários 257 deputados e 41 senadores.

Além dos vetos, foram incluídos na pauta três projetos que alteram dotações orçamentárias. Um deles remaneja recursos de investimentos em obras em estradas principalmente para o SUS. Outro trata de recursos para a Segurança Pública.