Juro do crédito para pessoa física e empresas fica quase estável em junho
As taxas de juros em junho caíram em todas as modalidades para pessoas física e jurídica em relação a maio, segundo pesquisa feita pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A queda se deu mesmo depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) ter decidido pela manutenção da taxa básica de juro (Selic) em 6,50% ao ano no mês passado.
A taxa média de juros ao consumidor pessoa física caiu 0,04 ponto porcentual na passagem de maio para junho, de 7,08% para 7,04%.
Leia também:
- Cartão de crédito sem anuidade: veja opções e se vale a pena
- Problemas com o banco? Dica n°1: não procure o gerente
- Rotativo do cartão passa a ter novas regras; veja como fica
A maior queda foi registrada no cartão de crédito, que recuou 0,09 ponto porcentual, de uma taxa mensal de 12,02% em maio para 11,93% em junho. O segundo maior recuo, de 0,06 ponto porcentual, ocorreu na modalidade cheque especial, que saiu de 12,03% em maio para 11,97% no mês passado.
O juro do comércio saiu de 5,30% em maio para 5,28% em junho, num recuo de 0,02 ponto porcentual. O juro do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) dos bancos para financiamento de automóveis também recuou 0,02 ponto porcentual, de 1,89% ao mês em maio para 1,87% mensais em junho.
Já o empréstimo pessoal nas financeiras saiu de 4,02% ao mês em maio para 4% em junho, num recuo de 0,02 ponto porcentual.
Crédito para Pessoa Jurídica
O juro médio sobre empréstimos para empresas caiu 0,08 ponto porcentual, de 3,94% em maio para 3,86% em junho. O juro sobre empréstimos para capital de giro caiu 0,10 ponto porcentual de maio para junho, de 1,94% para 1,84%.
O juro cobrado sobre as operações de crédito envolvendo descontos de duplicatas recuou 0,07 ponto porcentual de 2,30% em maio para 2,23% em junho.
O juro sobre a conta garantida, modalidade de Capital de Giro - onde a instituição financeira disponibiliza um limite de crédito, mediante abertura de uma conta corrente, com garantia de recebíveis ou até mesmo garantia real -, caiu 0,09 ponto porcentual, de 7,59% ao mês em junho para 7,50% em junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.