IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC: atividade econômica no Centro-Oeste cai 0,7% no trimestre encerrado em maio

Fabrício de Castro

Brasília

17/08/2018 10h07

A atividade econômica da região Centro-Oeste cedeu 0,7% no trimestre encerrado em maio, ante o trimestre finalizado em fevereiro, quando havia cedido 0,6%. A informação é do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta sexta-feira, 17, em Curitiba.

No documento, o BC pontuou que "a atividade econômica no Centro-Oeste, após o impulso gerado pela safra recorde de 2017, registrou ritmo de expansão mais moderado, contrastando com o comportamento observado no País".

"Em maio, a paralisação no setor de transporte rodoviário de carga impactou principalmente as indústrias de alimentos, produtos químicos e de veículos, além dos serviços de transporte. No agregado, entretanto, os efeitos da paralisação na região foram menores que os estimados na atividade nacional", acrescentou a instituição no documento.

O BC divulga o Boletim Regional na cidade de Curitiba, Paraná. No documento, a análise da atividade nas regiões leva em conta os dados até maio deste ano. Na última quarta-feira (15), porém, o BC já havia divulgado seu Índice de Atividade (IBC-Br) de junho, que indicou recuperação firme da atividade após a greve dos caminhoneiros, que afetou a economia em especial no mês de maio. O IBC-Br de junho subiu 3,29% ante maio, na série ajustada. No segundo trimestre do ano, considerando todo o Brasil, houve recuo de 0,99% da atividade.