EPE quer seguir com consulta sobre novas térmicas no NE
Barros rebateu as críticas do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, contra essa proposta. Segundo ele, o modelo de geração local que está sendo proposto pela EPE é muito mais seguro do que o sistema integrado que vigora hoje e leva energia do sistema Sul/Sudeste para o Nordeste no período seco.
"Todo segundo semestre nós passamos no limite (de capacidade para o Nordeste). É preciso dar uma solução estrutural. Estamos trazendo uma solução mais limpa, que dá segurança", disse, citando o comportamento da oferta de energia para a região no período seco.
Pelos estudos realizados pela EPE, a potência estimada é suficiente para aumentar a oferta local e também substituir a geração térmica a carvão, com menor custo e de forma mais limpa. Segundo Barros, as térmicas que serão construídas não enfrentarão as restrições hídricas que afetam as unidades mais antigas. O objetivo é que todas tenham sistema de tratamento e dessalinização de água.
Em apresentação no workshop Incentivos ao Desenvolvimento de Hidrelétricas, realizado nesta segunda, no Rio, a EPE informou que seus estudos apontam potencial para geração de 52 GW em 192 usinas hidrelétricas. Dessas, 64% estão localizadas na Bacia Amazônica e 58% interferem diretamente em áreas indígenas. Apenas um quarto não tem nenhum tipo de comprometimento, mas a maior parte são usinas pequenas. Além disso, muitos estudos estão defasados, datando das décadas de 90 e até de 80.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.