IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rede mineira Leitura faz propostas por cinco lojas fechadas pela Saraiva

Fachada de loja da Livraria Saraiva - Reprodução
Fachada de loja da Livraria Saraiva Imagem: Reprodução

Fernando Scheller

São Paulo

15/11/2018 08h50

A corrida pela reacomodação do mercado de livrarias, após a líder de mercado fechar 20 de suas lojas, já começou: a livraria Leitura, hoje a segunda maior rede do país, fez propostas para tentar assumir cinco dos pontos de venda que a rival Saraiva fechou nas últimas semanas.

Algumas dessas unidades ficam na capital paulista, onde a mineira, forte fora do eixo Rio-São Paulo, tem presença discreta. De acordo com o presidente da Leitura, Marcus Teles, é possível que duas ou três das ofertas realizadas resultem na mudança da bandeira Saraiva para a Leitura.

Nas últimas semanas, o "Estado" conversou com diversas editoras de livros sobre a situação do setor, e executivos apontaram a Leitura como a principal candidata a compensar parte do baque que o mercado de livros sentirá com as dificuldades enfrentadas pela Saraiva.

Com dívida de R$ 485 milhões, a líder do setor está com pagamentos atrasados com as editoras e tenta um novo acordo para evitar a recuperação judicial, caminho já traçado por outro peso pesado do mercado, a paulistana Cultura.

Assim como as editoras, o presidente da Leitura afirma que a crise enfrentada por grandes livrarias está menos ligada ao produto em si e mais a questões específicas da administração das empresas.

Segundo o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), as vendas de livros acumulam expansão de 3,65% em volume e de 5,37% em valor de janeiro a outubro de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017. Entre os caminhos seguidos pelas rivais que Teles afirma querer evitar estão a forte aposta nas vendas pela internet --setor no qual, segundo ele, as margens costumam ser negativas-- e a abertura nas "megastores".

Sem bater de frente com as concorrentes ao escolher abrir mercados em capitais pouco servidas por livrarias --como Teresina, João Pessoa e Porto Velho-- e em cidades do interior, como Mogi das Cruzes (SP), a rede mineira cresce se desviando de dívidas e com olhos atentos à rentabilidade.

"Se uma loja dá prejuízo por mais de dois anos, nós a fechamos", explica Teles. Uma das "vítimas" desse pragmatismo foi a unidade que a Leitura chegou a abrir na Avenida Paulista.

A "tradição" de encerrar pontos deficitários deverá ser mantida em 2019, quando a Leitura pretende abrir sete lojas --incluindo as conversões da Saraiva--, mas deverá encerrar duas. Desta forma, a Leitura deverá fechar 2019 com 75 unidades, número próximo às 84 que a Saraiva tem hoje.

Depois de alguns anos de retração, o empresário diz que a rede voltou a crescer em 2018 --cerca de 8% no acumulado do ano-- e prevê uma alta maior, de aproximadamente 10%, no ano que vem. A empresa não revela faturamento, mas o "Estado" apurou que a receita está próxima da marca de R$ 480 milhões.

Liderança

Com duas das principais rivais em crise, a Leitura pretende manter o ritmo de crescimento para, dentro de três ou quatro anos, ser a livraria líder em varejo físico no país. Para ganhar espaço, a empresa está buscando oportunidades em espaços ignorados pelas grandes redes.

Em São Paulo, está assumindo pontos de venda nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda, por exemplo. A ideia é manter os gastos com aluguel sob controle, com lojas que variem entre 300 e 500 metros quadrados.

Embora persiga a liderança no varejo físico de livros, Teles diz que não está interessado em fazer o mesmo movimento no e-commerce. Ausente das vendas pela web desde 2014 --após encerrar uma operação que perdurou por 16 anos--, ele prepara o retorno da Leitura ao meio virtual para 2019, mas sem grandes ambições.

O presidente da Leitura pretende aproveitar os ativos que já tem, usando as lojas físicas como eixos de distribuição.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".