Número de reclamações da Black Friday 2018 é maior do que no último ano
No fim de semana pós-Black Friday, o número de insatisfações registradas no site ReclameAqui chegou a 6.384, superando as 5.607 feitas entre a quinta e a sexta-feira de promoções. Em comparação com o último ano, quando foram feitas 2.874 queixas no mesmo período, houve aumento de 22%.
De acordo com Felipe Paniago, diretor de operações do ReclameAqui, o aumento das reclamações no final de semana logo depois da data acompanha o crescimento geral do evento no site. "Se acontecer como todos os anos, a tendência é mudar o perfil das reclamações e, em vez de queixas sobre propaganda enganosa e maquiagem de preço, os problemas sobre atraso de entrega tendem a aparecer nas primeiras posições. Vamos ficar atentos", diz.
Até esta segunda-feira, as lojas com mais reclamações, de acordo com o site, eram Americanas.com, Casas Bahia (loja online), Netshoes, Magazine Luiza (loja online), iFood e Ponto Frio (loja online). O horário mais crítico de reclamações, somando uma a cada 30 segundos, foi de 0h a 1h da sexta-feira (23).
São Paulo teve 37,1% do total de reclamações: foram 4.949, sendo 2.380 entre a quinta e a sexta-feira, e 2.569 entre sábado e domingo. Para Paniago, esse dado pode ser explicado pelo número de consumidores no estado.
"Não nos surpreende o estado de São Paulo ter mais reclamações do que outros estados, porque acompanha o mercado. É a região com mais consumidores e com maior pode aquisitivo, então isso se reflete nas nossas reclamações, como também deve refletir nas vendas", conclui.
Felipe Paniago disse ainda que o ReclameAqui ampliou o período de monitoramento das reclamações sobre Black Friday em relação a outros anos para acompanhar o movimento do mercado, que começou cedo a oferecer promoções de Black Friday. A medição, que antes começava na tarde da quinta-feira, agora se inicia às 0h desse dia.
Posicionamento das empresas
Em nota, a Netshoes afirmou que "investe fortemente em tecnologia, inovação e processos para que ofereça uma experiência cada vez melhor aos seus clientes". Leia o posicionamento completo abaixo:
"Mesmo diante de um forte crescimento histórico de demanda durante a Black Friday, a companhia vem reduzindo cada vez mais a proporção entre ocorrências e volume de pedidos. Em 2017, a proporção de ocorrências foi de seis a cada mil pedidos. Já em 2018, a proporção diminuiu para 1,2 ocorrência a cada mil pedidos, sendo que 100% dos contatos por e-mail recebidos foram respondidos em até 24h. Vale ressaltar ainda que o período promocional ficou marcado pela menor taxa de contato com a Central de Atendimento ao Cliente de todo este ano proporcionalmente ao número de pedidos.
A Netshoes informa também que, especialmente para essa Black Friday, aumentou seu quadro de colaboradores - representando mais de 600 novos profissionais distribuídos majoritariamente em Logística e Relacionamento com o Cliente - e implantou o terceiro turno em suas instalações logísticas, que passaram a operar 24 horas no período de alta demanda. E para quaisquer necessidades, a Netshoes deixa sempre seus canais de relacionamento à total disposição dos clientes, além de informar que também atende por meio do site www.consumidor.gov.br."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.