BCE diz que vai manter juros até fim de 2019 e anuncia nova rodada de TLTROs
A autoridade monetária da zona do euro, contudo, disse que agora pretende manter os juros nos baixos níveis atuais até o fim de 2019, para garantir que a inflação convirja para sua meta, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%, no médio prazo. Anteriormente, o BCE planejava não ajustar os juros básicos até o fim do verão europeu de 2019.
Além disso, o BCE anunciou que fará uma nova rodada de Operações de Refinanciamento de Prazo Mais Longo Direcionadas (TLTROs, na sigla em inglês), que terá início em setembro deste ano e será concluída em março de 2021. As novas TLTROs terão vencimento de dois anos.
No comunicado da reunião, o BCE reiterou ainda que irá reinvestir integralmente os recursos obtidos com o plano de relaxamento quantitativo (QE, pela sigla em inglês) por um "período prolongado" após sua primeira elevação de juros.
O QE, pelo qual o BCE comprava mensalmente bilhões de euros em bônus de governos e outros ativos, foi encerrado em dezembro.
O presidente do BCE, Mario Draghi, fala sobre a decisão de hoje em coletiva de imprensa a partir das 10h30 (de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.