É preciso que reforma da Previdência ocorra e que ela seja impactante, diz Fraga
Ao estimar que cerca de 35% do PIB seja de carga tributária, Armínio calcula que 80% deste total (em torno de 28% do PIB) seja destinado à soma de pagamento de servidores e da Previdência.
"É preciso que a reforma da Previdência ocorra e que ela seja impactante. Mas eu tenho muito medo de sair com uma reforma que vale apenas 1% do PIB na média quando nós deveríamos levar estes 28% do PIB (de gastos com pagamentos) para 23%, 22%", disse Armínio.
Além da reforma da Previdência, Armínio defendeu ainda o que chamou que "reforma do RH do Estado". Para ele, esta reforma passaria pela avaliação de todos os servidores públicos e que as progressões automáticas sejam eliminadas. "Mas isso não ocorre da noite pro dia", constatou.
Na avaliação do ex-presidente do BC, diante deste cenário, é possível afirmar que o Estado brasileiro está quebrado ou praticamente quebrado. "Se a conta for feita da maneira correta, vamos ver que muitos Estados estão quebrados e os que não estão podem ficar", comentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.