IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicador de atividade da indústria de SP cresce 0,4% em março, diz Fiesp

Caio Rinaldi

São Paulo

30/04/2019 11h55

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista cresceu 0,4% em março ante fevereiro, em cálculo com ajuste sazonal divulgado nesta terça-feira, 30, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Já na série sem ajuste, o indicador teve expansão de 1,3% em relação a fevereiro.

Entre os componentes do índice, a variável de horas trabalhadas pela produção cresceu 1,1% e foi a principal influência de alta, destaca a Fiesp.

Já entre as influências negativas, destaque para total de vendas reais e salários médios, que cederam 2,1% e 0,1%, respectivamente.

"Os números mostram que a retomada da atividade industrial está mais lenta que o esperado. Além da urgência da aprovação das reformas, são necessárias medidas de curto prazo que estimulem o crescimento econômico", explica em nota José Ricardo Roriz, segundo vice-presidente da Fiesp.

A pesquisa Sensor de abril, que tenta antecipar o resultado do mês, marcou 50,3 pontos, com alta de 0,1% ante o mês anterior, expurgados os efeitos sazonais.

A variável vendas cresceu 2,9 pontos, para 54,8 pontos, enquanto a variável estoques subiu de 46,9 pontos para 47,3 pontos, indicando estoques acima do desejado.