Inflação de serviços é de 0,32% no IPCA de abril e de 3,89% em 12 meses
Os preços de serviços avançaram 0,32% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, mesma variação registrada na leitura de março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA de abril teve alta de 0,57%, ante um avanço de 0,75% em março.
No acumulado em 12 meses, o índice de serviços do IPCA ficou em 3,89% em abril, maior taxa desde março de 2018, quando ficou em 3,94%.
Segundo o pesquisador Fernando Gonçalves, da Gerência de Sistema Nacional de Índices de Preços (SNIPC) do IBGE, a alimentação fora foi o destaque na inflação de serviços de abril. No IPCA como um todo, o item alimentação fora pesa 8,78% -- no índice de serviços, o peso é maior.
Para Gonçalves, a alimentação fora de casa pode ter ficado mais cara em abril por conta de repasse de custos, incluindo do principal insumo. A inflação de alimentos estava em ritmo mais forte em março e restaurantes e bares podem ter feito os repasses em abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.