CCJ realiza audiência pública sobre projeto de reforma tributária
O parecer do relator, deputado João Roma (PRB-BA), é pela admissibilidade da proposta. O texto unifica três tributos federais (IPI, PIS e Cofins) e o ICMS e o ISS num único tributo, batizado de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência federal, estadual e municipal. Além disso, haverá um outro imposto sobre bens e serviços específicos, de competência apenas da União.
A expectativa é que o parecer seja apreciado amanhã pela CCJ. Segundo o relator, logo em seguida o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve instalar a comissão especial. A proposta começou a tramitar antes mesmo de o governo enviar sua ideia de reforma tributária e integra uma estratégia do Congresso de fortalecer uma pauta própria em meio aos embates políticos com o governo Jair Bolsonaro.
"Nossa percepção é que ele (Maia) fará a instalação com a maior brevidade", disse Roma.
Participam da audiência o diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), Bernard Appy, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Kleber Cabral, o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, a diretora da CCIF Vanessa Canado e o professor e juiz federal aposentado Heraldo Garcia Vitta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.