IGP-DI de junho fica em 0,63%, ante 0,40% em maio, afirma FGV
O resultado do indicador ficou ligeiramente abaixo do piso das projeções do mercado financeiro, que estimavam alta entre 0,65% e 1,06%, com mediana positiva de 0,77%, de acordo com as instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast.
Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 4,40% no ano. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 6,04%.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve avanço de 0,83% em junho, após a alta de 0,52% registrada em maio. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve queda de 0,02% em junho, ante um aumento de 0,22% em maio. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,88% em junho, após uma elevação de 0,03% em maio.
O período de coleta de preços para o índice de junho foi do dia 1º ao dia 30 do mês.
Núcleo do IPC-DI
O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de junho desacelerou o ritmo de alta para 0,20%, após aumento de 0,27% em maio.
O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. De acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação 1,87% no ano. A alta em 12 meses foi de 3,78%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.