Conteúdo publicado há 6 meses

Comprou detergente da Ypê de lote suspenso pela Anvisa? Saiba o que fazer

Os consumidores que compraram detergentes Ypê dos lotes que tiveram a comercialização, distribuição, e uso suspensos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em razão do "potencial risco de contaminação microbiológica" poderão pedir a troca dos itens.

O que aconteceu

Clientes com os produtos dos lotes divulgados devem entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Ypê. As formas disponibilizadas para o contato são pelo e-mail "sac@ype.ind.br" ou pelo telefone 0800-1300-544.

A empresa informou ao UOL que fará a substituição gratuita do produto, sem custo aos clientes. Não há devolução do dinheiro para quem comprou algum item dos lotes afetados, apenas a troca por um novo produto. A solicitação deve ser feita nos contatos acima e não no supermercado onde o item foi comprado.

Os clientes que tiverem detergentes de lotes que não foram afetados podem comprar os produtos e usar normalmente.

Determinação da Anvisa

Medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (7). A resolução foi assinada por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária da Anvisa. Resolução está em vigor desde terça após a publicação da medida no DOU.

Empresa comunicou à Anvisa que faz o recolhimento voluntário de todas as versões afetadas do produto desde o mês passado. A resolução aponta que foi identificado um "desvio" no resultado de análise de monitoramento da produção, o que pode provocar um "potencial risco de contaminação microbiológica".

Anvisa apontou que risco do desvio detectado nos lotes é "amenizado". A agência reguladora explicou que por ser um produto "enxaguável", o contato com a pele é rápido, o que reduz os riscos. Além disso, em caso de altos níveis de contaminação, se ocorrer, é possível que o consumidor identifique facilmente em razão do mau cheio ou turbidez (redução da transparência em razão de presença de materiais) — como foram os casos relatados por clientes dos lotes suspensos.

Além dos lotes especificados abaixo, todas as unidades fabricadas nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro do ano de 2022 dos lotes final "1" e "3" estão suspensas.

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Confira a lista dos lotes atingidos pela suspensão

Versão Ypê Clear Care. Lotes atingidos: 172051, 179054, 184054, 185054, 186054, 228054, 233011, 234011, 235011, 236011, 242054, 253011, 255011, 267051, 269051, 270051, 278011, 279011, 280011, 281011, 282011, 283011, 302051, 303051, 304051, 314011, 315011, 316011 e 318011.

Versão Ypê Coco. Lotes atingidos: 029016, 030016, 036016, 038016, 057016, 058016, 148051, 149051, 151051, 212044, 213051, 215051, 216051, 217051, 218051, 219051, 220051, 221051, 228054, 232051, 233051, 236051, 238051, 243044, 248051, 249051, 256051, 257051, 258051, 272051, 273051, 274051, 275051, 276051, 277051, 284051, 286051, 288051, 289051, 290051, 291051, 298051, 299051, 300051, 301051, 317016, 331051, 333051, 33405, 031016, 188031, 225081, 226081, 227081, 239081, 270031, 281031, 282031, 283031, 295031, 323016, 324016, 327031, 328031, 329031 e 330031.

Versão Ypê Capim Limão. Lotes atingidos: 225031, 226031, 242081, 314031, 323081, 325081, 060016, 173081, 174081, 175081, 176081, 177081, 178081, 223011, 224011, 239051, 240051, 242051, 271081, 272081, 273081, 299011, 300011, 302011, 303011, 326051, 327051, 336016, 337016, 338016, 346016 e 347016.

Versão Ypê Limão. Lotes atingidos: 031016, 040016, 041016, 042016, 043016, 127011, 129011, 130011, 134081, 135081, 136081, 137081, 138081, 148011, 149011, 150011, 218011, 219011, 310011, 311011, 319016, 332016, 339016, 347016, 053016, 054016, 141031, 221081, 222081, 223081, 227081, 228081, 229081, 279081, 280081, 288031, 315031 e 325016.

Versão Ypê Maçã. Lotes atingidos: 010016, 011016, 012016, 026016, 028016, 029016, 054016, 131011, 132011, 134011, 142011, 173011, 174011, 187011, 188011, 189011, 193011, 194011, 195011, 200051, 213011, 220011, 221011, 228011, 229011, 230011, 241011, 242011, 248081, 249081, 256011, 257011, 262011, 263011, 264011, 265011, 266011, 278061, 279061, 280061, 281061, 282061, 283051, 292011, 293011, 295011, 311011, 312011, 313011, 313061, 327011, 327016, 328011, 328016, 329011, 330011, 357016, 046016, 047016, 185081, 186081, 191081, 192081, 204101, 223081, 224081, 232081, 234081, 268031, 269031, 309031 e 310031.

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Versão Ypê Neutro. Lotes atingidos: 019056, 020056, 037056, 038056, 039056, 054056, 055056, 173001, 174001, 186064, 188001, 211001, 212001, 225001, 226001, 228001, 228064, 237001, 239001, 272056, 320001, 321001, 322001, 324056, 325001, 325056, 326001, 326056, 327001, 331056, 336056, 338056, 356056, 236001, 016016, 017016, 024016, 025016, 026016, 038016, 039016, 040016, 172081, 172151, 173151, 174151, 175151, 176151, 177151, 178151, 188151, 207151, 208151, 209151, 210151, 211081, 212081, 225011, 226011, 227011, 228151, 229151, 230151, 232151, 233151, 234051, 234151, 235051.,235151, 236151, 239011, 241151, 279151, 282151, 283151, 317151, 318016, 318151, 321011, 322011, 325151, 326151, 327151, 328151, 333016, 342016, 346016, 349016, 048016, 049016, 050016, 051016, 176031, 177031, 207031, 208031, 227031, 229031, 236031, 237031, 238031, 282081, 316031, 317031, 318031, 319031, 323031, 325031, 326016, 327031, 353016, 355016, 052016, 171031, 173031, 174031, 209031, 230031, 232031, 233031, 234031, 235031, 239031 e 327016.

O que disse a empresa

Em nota, a companhia disse que alguns lotes podem apresentar mudança no cheiro, mas que não há risco à segurança ou à saúde. Veja a nota completa abaixo:

"A Química Amparo informa que os lotes de lava louças, objeto da ação voluntária de recolhimento informada pela Anvisa, haviam sido rastreados pelo controle de qualidade da empresa, que iniciou o recolhimento dos itens há mais de um mês, conforme plano previamente submetido à agência reguladora.

Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato.

Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.

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Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos."

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