IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meirelles, sobre reforma tributária: solução é unificar ICMS e ISS no IBS

Henrique Meirelles participa de almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) - Murilo Góes/UOL
Henrique Meirelles participa de almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) Imagem: Murilo Góes/UOL

Francisco Carlos de Assis

São Paulo

14/10/2019 14h37

O secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse hoje que a solução para a questão tributária no Brasil passa pela unificação dos impostos estaduais e municipais. Para ele, o ICMS e o ISS poderiam ser unificados no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

"Com a unificação desses impostos, se colocaria fim na discussão sobre o que são serviços e o que são bens", afirmou Meirelles, acrescentando que o discernimento se tornou muito complexo depois do avanço da tecnologia. O secretário citou como exemplo as discussões sobre o que o Facebook vende, se são bens ou serviços.

Ele disse ainda esperar que o governo federal também unifique seus impostos. Meirelles participa de almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.

Meirelles demonstrou otimismo em relação à aprovação da reforma tributária e, entre os vários fatores favoráveis, segundo ele, está a unanimidade dos Estados, pela primeira vez em 30 anos, em torno de uma reforma.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.